domingo, 11 de março de 2018

ESPECIAL: Associação Desportiva Iguatu completa hoje 8 anos de fundação

O dia 11 de março de 2010 entrou para a história de Iguatu como a data em que foi fundada a Associação Desportiva Iguatu. O encontro aconteceu no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira e contou com empresários, políticos, comunicadores e torcedores que já demonstravam a sua aprovação ao projeto do novo clube.

O Secretário de Esportes de Iguatu na época, Paulo Hélter, apresentou parte dos componentes da nova diretoria e um slide do que seria o novo clube de Iguatu. O primeiro Presidente do clube foi o empresário e ex-vice–Prefeito, João Alencar, que aceitou o convite em estar à frente do clube. Depois dele outros Presidentes assumiram o clube, como o Médico Francinaldo Petrônio, e agora o atual Presidente, Francisco Bento de Souza.

Na época, o time foi fundado apenas no papel, pois somente começou as suas atividades no ano de 2012, onde disputou a terceira divisão do estado sendo logo de cara campeão Cearense. A primeira partida oficial do clube foi contra o Jardim, onde o Azulão acabou empatando em 2 a 2. O jogo foi realizado no estádio Romeirão em Juazeiro do Norte, pois o estádio Morenão em Iguatu ainda não havia sido liberado. O primeiro treinador do time foi Washington Luis. O time conquistou o seu primeiro título numa final contra o Nova Russas, onde venceu a primeira partida por 2 a 1 em Maranguape, e empatando a segunda partida pelo placar de 2 a 2 no estádio Morenão.

O primeiro título do Iguatu em sua história. Foto: Iguatu.net

No ano seguinte o Azulão já participava da segunda divisão Cearense, fazendo boa campanha e chegando até as semi-finais, sendo eliminado pelo Quixadá, em dois empates sem gols.

Time do Iguatu no ano de 2013. Foto: Arquivo Diego Freitas.

Em 2014, o time acabou sendo rebaixado para a terceira divisão do Cearense. Porém, fez boa campanha na Taça Fares Lopes, onde disputava pela primeira vez a competição, o Azulão conseguiu chegar até as quartas-de-finais, sendo eliminado pelo time do Icasa nos pênaltis.

                                       Time do Iguatu no ano de 2014. Foto: Iguatu.net

Em 2015, o Iguatu acabou batendo na trave. O time terminou a terceirona do Cearense em terceiro lugar, atrás somente do campeão Alto Santo, e o vice-campeão Floresta. Na Taça Fares Lopes do mesmo ano, o Azulão fez boa campanha chegando nas semi-finais, mas foi eliminado pelo Guarani de Juazeiro perdendo as duas partidas.


                              Time do Iguatu no ano de 2015. Foto: Arquivo Diego Freitas.

Em 2016 foi de expectativa para a torcida do Azulão, pois a FCF decretou o rebaixamento de alguns times. A Diretoria de Competições da Federação Cearense de Futebol, publicou uma Portaria número 003/DCO/FCF/2016 que decretava o rebaixamento dos times América Football Club, Associação Desportiva São Benedito e Crateús Esporte Clube para a Série C do Campeonato Cearense.

Ainda de acordo com a Portaria, a Associação Desportiva Iguatu e Associação Esportiva Campo Grande Futebol Clube ficariam com as vagas na Série B do Campeonato Cearense 2016, por cumprimento à Lei 10.671/03, REC da Série B e mérito técnico.

                               Time do Iguatu no ano de 2016. Foto: Arquivo Diego Freitas.

Já no ano de 2017 foi só alegrias para a torcida azulina. O clube disputou novamente a segundona e se sagrou campeão Cearense. Após terminar a primeira fase em terceiro lugar, o Iguatu eliminou o Maracanã nas semi-finais vencendo as duas partidas. Na primeira partida venceu por 2 a 1 no estádio Morenão. Já na segunda partida o Iguatu foi soberano, aplicou uma goleada por 4 a 0 dentro do Domingão, na cidade de Horizonte. Pela primeira vez o Azulão subia para a primeira divisão!

                                     Time do Iguatu no ano de 2017. Foto: Jornal A Praça.

Na final, o time venceu o Floresta por 1 a 0, em partida única, realizada no estádio Morenão. A torcida compareceu em peso lotando as arquibancadas e fazendo a festa.
                               Time do Iguatu no ano de 2017. Foto: Arquivo Diego Freitas.

Nesse ano, o clube vem fazendo boa campanha na primeira divisão, sendo o único time do interior classificado para a segunda fase, consequentemente ganhou o troféu de campeão do interior. Na primeira fase terminou atrás apenas dos dois grandes da capital, Fortaleza e Ceará. O Azulão também teve a melhor defesa da primeira fase, tomando apenas 8 gols em 9 partidas.

                                    Time do Iguatu nesse ano. Foto: Pedro Chaves (FCF).

Na segunda fase o time não vem bem, em três jogos só conseguiu um ponto. Mas ainda busca forças para conseguir a classificação para as semi-finais, ainda restam dois jogos.

PARABÉNS AZULÃO, 8 ANOS DE FUNDAÇÃO. ORGULHO DA REGIÃO CENTRO-SUL DO ESTADO, MELHOR TIME DO INTERIOR!!!


0 comentários :

Postar um comentário